Angola

ANGOLA

Pescadores do Bié com novas embarcações

Dez novas embarcações para o apoio actividade a pesca continental e outros artefactos foram entregues aos pescadores da província Bié, pela Ministra das Pescas, Victória de Barros Neto, visando aumentar a captura do pescado.

 

Estas embarcações e os artefactos vão apoiar os pescadores artesanais dos municípios de Camacupa, Catabola, Cuemba, Chitembo e Nahrêa.

Na ocasião, a ministra mostrou-se optimista com o volume de pescado retirado dos rios Cuanza, Cuiva, Cuquema e Cunje no município de Camacupa, tendo orientado para que o peixe do tipo cacusso e bagre seja comercializado a outras províncias do País.

Victória de Barros Neto anunciou, para breve, a construção de um centro de apoio à pesca artesanal na região, visando melhorar a qualidade do pescado, através da conservação e consequentemente a transformação para secar o peixe, visando garantir o sustento de mais famílias.

Em declarações à Angop, o governador do Bié, Álvaro Manuel Boavida Neto, disse que acção está enquadrada no programa de luta contra a fome e a pobreza.

No entanto, Boavida Neto considerou o gesto como o ponto de partida para o relançamento da actividade pesqueira e solicitou aos pescadores o comprometimento com o trabalho, para o aumento do pescado.

A província do Bié controla 30 trinta associações de pescadores artesanais.

fonte