Cabo Verde

CABO VERDE

Concessão do transporte marítimo inter-ilhas adiada para «finais de Agosto»

De acordo com dados adiantados por Paulo Veiga à Rádio Morabeza (e veiculados pela Lusa), a finalização do concurso de concessão dos transportes marítimos em Cabo Verde deverá, ao que tudo indica, ser adiada para o mês de Agosto. O Secretário de Estado Adjunto para a Economia Marítima revelou que «as datas sofreram alterações porque houve reclamações, previstas na lei, na primeira fase, o que atrasou o processo em cerca de três semanas».

 

Paulo Veiga fixa «finais de Agosto» como nova meta temporal

A revelação do vencedor do concurso deveria ser feita hoje, com a disputa a ser protagonizada por dois grupos lusos -o Grupo ETE e o Grupo Sousa. Mas, como explicou Paulo Veiga, as reclamações atrasaram o processo. «Decidiu-se pela avaliação técnica e financeira, a eliminação de algumas empresas, e ficaram outras para se fazer essa avaliação e essa negociação. É nesta fase que estamos e contamos ter isto até finais de Agosto. É uma previsão para que o concurso esteja fechado», afirmou, aos microfones da Morabeza.

Transporte marítimo inter-ilhas em Cabo Verde: «De certeza será ainda este ano e é para implementar»

O Secretário de Estado Adjunto para a Economia Marítima de Cabo Verde não garantiu taxativamente que não haverá novos adiamentos no processo (caso as empresas excluídas na primeira fase do concurso, a Polaris e Cabo Verde Fast Ferry e a Palm Shipping, apresentem recurso), mas deixou uma garantia: «De certeza será ainda este ano e é para implementar».

Recorde-se que a concessão das ligações marítimas inter-ilhas em Cabo Verde tem o prazo de 20 anos e está em acesa disputa entre os lusos Grupo Sousa (via CV Line) e Grupo ETE (através da Transinsular) e o WAS Line/ ANEC Lines/ Marlow Navigation.

fonte