Angola

ANGOLA

Empresários de Cabinda inteiram-se da ZCL da SADC

Os empresários e os membros do governo da província de Cabinda inteiraram-se da adesão de Angola à Zona de Comércio Livre (ZCL) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Para o efeito, o Ministério do Comercio promoveu, nesta cidade, um colóquio sobre a adesão de Angola à Zona de Comércio Livre, asssunto que está sendo acompanhado pelo secretário do Estado do Comércio, Amadeu Leitão Nunes (na foto).

Na ocasião, o director nacional do gabinete de intercâmbio do Ministério do Comércio, Rui Livramento, disse que iniciaram o processo de implementação da Zona de Comércio Llivre da SADC, que o país assinou e ratificou o acordo em 2003 e não implementou.

Informou ainda que, no dia 7 de Maio, a Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou o roteiro que leva a implementação do processo, através de negociações, concessões e tarifas para os diversos países membros da região.

Para Rui Livramento, há duas ofertas a fazer, uma parte é da África do Sul,tendo em conta o seu nível do desenvolvimento, e outra para os restantes membros.

O processo de negociação terá início entre Junho e Setembro de 2019, conforme orientação do Presidente da República.

Amadeu Leitão Nunes disse ainda que vieram a Cabinda para apresentar, divulgar e fazer compreender ao sector empresarial nacional as razões da adesão de Angola à Zona de Ccomércio Livre da SADC em 2020, assim como do acordo para a criação da zona do comércio livre continental para os países africanos.

O evento visou mostrar os ganhos, constrangimentos e as questões relacionados com a adesão e as implicações que poderá ter no país.

fonte