GEO

Maersk testa nova tecnologia de percepção situacional a bordo de navios

A Maersk e a Sea Machines Robotics, uma empresa norte-americana de robótica marítima, juntaram-se para realizar ensaios a um equipamento baseado em inteligência artificial que aumenta a capacidade de percepção situacional das tripulações a bordo dos navios, reforçando a segurança e viabilidade das operações.

De acordo com vários meios de comunicação internacionais, que referem o caso, este equipamento, baptizado Light Detection and Ranging (LiDAR), foi instalado a bordo de uma nova classe de porta-contentores e consiste num sistema avançado de apoio à navegação que permite visualizar melhor o ambiente envolvente do navio.

O sistema recorre a uma visão computorizada, ao LiDAR e a software de percepção situacional, através de sensores avançados que recolhem continuamente informação sobre o ambiente envolvente ao navio, identificando e monitorizando potenciais riscos e fornecendo esses dados ao comando de pilotagem.

Esta é a primeira vez que um sistema deste tipo é utilizado para melhorar a percepção situacional a bordo de um porta-contentor no mar. Se a solução resultar, contribuirá para remover as restrições à linha de visão da ponte de comando dos navios e assim fornecer uma infra-estrutura importante para um futuro sistema autónomo anti-colisão.

Segundo P. Michael A. Rodey, gestor de inovação da A.P. Moller-Maersk, “com este programa de visualização situacional para porta-contentores, queremos provar que a tecnologia aumenta a nossa segurança, eficiência e fiabilidade; os navios autónomos não são um objectivo final da Maersk, nem os navios não tripulados; o que nos interessa é a tecnologia que vamos obtendo ao longo do processo e o valor que ela representa”.

Todavia, responsáveis da Sea Machines Robotics consideram que esta tecnologia é uma evolução na navegação autónoma de navios comerciais e fornece o que entendem ser o primeiro sistema de controlo de classe industrial do mundo capaz de permitir um controlo autónomo e remoto para navios e embarcações.

A versão mais recente permite a navegação autónoma de um navio em diversas situações, com um indivíduo próximo, para o caso de se optar por atribuir o comando a ser humano. Inicialmente, está vocacionado para pesquisa, resposta a derrames, dragagens e aplicações de segurança e vigilância.

Os meios de comunicação acrescentam que a nova classe de navios da Maersk que receberá este sistema é a Winter Palace, para navegação no gelo. A empresa encomendou recentemente sete unidades feeder com capacidade para 3.500 TEU para serviço no Mar Báltico, sob a marca Seago Lind. O primeiro entrou ao serviço no princípio deste mês.

fonte