Brasil

Roberto Leal na voz, sardinha no prato. Itajaí, um ponto açoriano no Brasil dos alemães

Itajaí é uma gota de portugalidade no meio da influência alemã. Festival da Marejada, a maior festa do peixe do Brasil e a maior festividade portuguesa do outro lado do atlântico é uma lança em terra dos costumes açorianos e dos colonizadores portugueses, resgatando a sardinha na brasa e a música popular.

Itajaí é uma cidade portuária situada no estado de Santa Catarina, sul do Brasil. Segundo porto do país, inserida na Região Turística da Costa Verde & Mar, localizada no Vale do Itajaí, onde se encontram o Rio Itajái-Açu e o mar, saltou para as bocas do mundo desde que recebe a Volvo Ocean Race, da qual se despede hoje, tendo sido esta a terceira vez que recebeu a regata que dá a volta ao mundo.

Mas não é só a mais dura prova de circum-navegação que põe no mapa esta cidade colonizada por açorianos, um pequeno ponto lusitano rodeado de “evangelização” alemã e italiana, duas nacionalidades que marcam historicamente este estado brasileiro.

A influência alemã, a nível cultural, inunda diversas cidades vizinhas, tornando-se, em outubro, a região mais festiva do Brasil, com especial destaque para as festas alemãs, entre elas a famosa Oktoberfest de Blumenau, a segunda maior festa alemã do mundo. No entanto, desde há 31 anos que se ouvem e experimentam dois produtos típicos do “mercado da saudade” que Portugal é pródigo em mostrar ao mundo e aos que deixaram o país onde nasceram: a comida e a música.

mais detalhes