Newsletters

MIL NEWSLETTERS DA APLOP

Rui D'Orey

A 28 de Abril de 2018, a APLOP difundiu a milésima newsletter electrónica.
Fundada a 13 de Maio de 2011, a Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa apresentaria o seu portal na web cinco meses depois, em cerimónia pública realizada em Lisboa, acto que decorreu a abrir o segundo dia de trabalhos do 14.º Congresso da APLOG.
A primeira newsletter foi emitida a 15 de Outubro de 2011.

Tempo para viajar na história, recordando algumas das newsletters emitidas nos últimos anos, percurso encimado por contributos de personalidades ligadas à APLOP, e que com ela têm colaborado ao longo destes anos.

Reproduzimos hoje a edição 600 da newsletter da APLOP, emitida a 26 de Dezembro de 2015, acompanhada do contributo de Rui d’Orey, Presidente da AGEPOR - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal.

RUI D'OREY

A AGEPOR tem vindo a acompanhar e a participar activamente, sempre que possível, nos trabalhos e nos Congressos que a APLOP tem realizado nos últimos anos.

Fazemo-lo por variadas razões.
Em primeiro lugar porque já temos, mas queremos manter e reforçar mais, as nossas ligações com o espaço lusófono. Depois porque pensamos que o espaço APLOP, onde pontuam as Administrações Portuárias dos Países de Língua Portuguesa, é uma excelente plataforma agregadora de stakeholders com interesse no mundo marítimo-portuário. Finalmente porque este intercâmbio regular de experiências, ideias e projectos deve ajudar a promover condições mais favoráveis para o comércio nos portos da lusofonia.

O comércio mundial assenta, muitas vezes, em acordos que se realizam entre blocos organizados de países. Daí a importância estratégica dos Países de Língua Portuguesa, aproveitando uma língua, um passado e uma cultura comum, se organizarem e unirem numa organização como a APLOP.

Não tenho duvidas que se os Países representados na APLOP forem capazes de construir entre si modelos de facilitação de negócio e de procedimentos simplificados no tratamento das trocas comerciais, todos beneficiaremos e veremos não só, os nossos Países evoluírem, como aproximarem-se cada vez mais.
Nós na AGEPOR apostamos nisso.

Rui d’Orey
Presidente da AGEPOR - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal