Newsletters

MIL NEWSLETTERS DA APLOP

António Belmar da Costa

A 28 de Abril de 2018, a APLOP difundiu a milésima newsletter electrónica.
Fundada a 13 de Maio de 2011, a Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa apresentaria o seu portal na web cinco meses depois, em cerimónia pública realizada em Lisboa, acto que decorreu a abrir o segundo dia de trabalhos do 14.º Congresso da APLOG.
A primeira newsletter foi emitida a 15 de Outubro de 2011.

Tempo para viajar na história, recordando algumas das newsletters emitidas nos últimos anos, percurso encimado por contributos de personalidades ligadas à APLOP, e que com ela têm colaborado ao longo destes anos.

Reproduzimos hoje a edição 550 da newsletter da APLOP, emitida a 8 de Agosto de 2015, acompanhada do contributo de António Belmar da Costa, Director Executivo da AGEPOR - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal.

ANTÓNIO BELMAR DA COSTA

O meu primeiro contacto com a APLOP foi já há alguns anos atrás, quando me pediram para ir a um Congresso no Rio de Janeiro falar um pouco sobre o transporte marítimo de curta distância. Por motivos que agora não interessam não me foi possível, com muita pena minha, participar nesse Congresso na cidade maravilhosa. Ali vivi na minha juventude anos inesquecíveis, e confesso que gostaria de ter podido agradecer toda a hospitalidade que sempre ali senti, retribuindo numa palestra parte do que, mais tarde, fui aprendendo na vida.

Felizmente o convite para ser orador num Congresso da APLOP foi renovado no ano seguinte, e tive então a oportunidade de participar pela primeira vez, em Lisboa, nesse espaço que senti de imediato como sendo tão nosso. Dessa vez fui convidado para falar sobre cruzeiros mas verdadeiramente eu teria até falado sobre física, matéria em que sempre fui um zero à esquerda, só para sentir o perfume especial da nossa cultura espalhada pelo mundo.

A partir daí penso que não falhei mais nenhum Congresso e fui alternando Maputo, com Itajaí, S.Paulo e Lisboa. Em todos essas reuniões tive oportunidade de experimentar sempre uma sensação parecida mas com algumas diferenças. Como que um perfume que tem uma base comum mas cujas fragrâncias se vão recombinando numa multiplicidade de odores, que nunca perdem, no entanto, uma identidade comum que todos nós sentimos e sabemos como nossa.

No fundo a APLOP é um pouco isso. Um espaço onde todos nos conhecemos há séculos, onde ninguém fala melhor que ninguém, porque todos falamos a mesma língua. Um espaço onde nos misturamos sem esforço e trocamos experiência e experiências. Um projecto que pretendemos comum onde possamos criar e partilhar a riqueza que vamos construindo pouco a pouco nas acções que vamos desenvolvendo.

Tenho a certeza que um dia mais tarde todos nos orgulharemos do contributo que, na medida das nossas possibilidades, demos à APLOP. Há no entanto muito ainda a fazer. É vital que a APLOP saia, cada vez mais, do plano Institucional e se aproxime e misture com o dia a dia da economia, dos privados e dos negócios. Só assim a APLOP se completará e gerará o verdadeiro valor para cada um e para todos os Países que a compõem.

António Belmar da Costa
Director Executivo da AGEPOR - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal