APLOP em foco

MIL NEWSLETTERS DA APLOP

Adalmir Josť de Souza

A 28 de Abril de 2018, a APLOP difundiu a milésima newsletter electrónica.
Fundada a 13 de Maio de 2011, a Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa apresentaria o seu portal na web cinco meses depois, em cerimónia pública realizada em Lisboa, acto que decorreu a abrir o segundo dia de trabalhos do 14.º Congresso da APLOG.
A primeira newsletter foi emitida a 15 de Outubro de 2011.
Tempo para viajar na história, recordando algumas das newsletters emitidas nos últimos anos, percurso encimado por contributos de personalidades ligadas à APLOP, e que com ela têm colaborado ao longo destes anos.

Reproduzimos hoje a edição 300 da newsletter da APLOP, emitida a 24 de Maio de 2013, acompanhada do contributo de Adalmir José de Souza. O Professor e Engenheiro de Portos e Vias Navegáveis, Director Geral do NEDIN – Núcleo de Estudos e Desenvolvimento de Infraestrutura da UFF – Universidade Federal Fluminense de Niterói, é um dos mais acérrimos entusiastas do projecto APLOP.

DEPOIMENTO DE ADALMIR JOSÉ DE SOUZA

A frase que diz que o homem só morre quando morre o seu sonho aplica-se fielmente aos associados da APLOP- Associação dos Portos de Língua Portuguesa-, que permanece mais viva do que nunca e hoje pode comemorar com muito orgulho a nossa NEWSLETTER n° 1000.

Este sonho, do qual tive a felicidade de participar, teve início em 11 de janeiro de 2005, na cidade de Lisboa, com a assinatura de um Protocolo de Intenções para a criação dessa Associação, com representantes de sete países lusófonos.

De 2005 a 2011, apesar das mudanças políticas, os representantes daqueles países continuaram a se reunir e participar de Seminários, que foram sendo realizados em várias cidades portuárias no Continente Europeu, Africano e da América do Sul.

Finalmente, graças ao total apoio da atual Ministra do Mar de Portugal, Excelentíssima Senhora Ana Paula Vitorino, e do trabalho incansável do Engenheiro José Luis Cacho, a APLOP foi criada no dia 13 de maio de 2011, na cidade de Lisboa.

Além do Engenheiro Cacho, de Portugal, seu primeiro presidente, merecem destaques especiais o presidente Dr. Anapaz de Jesus Neto (in Memorian), de Angola, Engenheiro Antonio Ayres, do Brasil, e todos os representantes de portos dos nove países da CPLP, Macau e Marrocos, que contribuíram e continuam a trabalhar para que a APLOP se consolide com a sua credibilidade já adquirida e o respeito de todos nós.

Para finalizar, gostaria de tecer uma homenagem à pessoa cuja dedicação profissional considero a “Alma Viva da APLOP”, que se chama DINIS MANUEL AlVES, responsável pela excelente qualidade e apresentação de todas as Newsletters da APLOP.

ADALMIR JOSÉ DE SOUZA: é Professor do Departamento de Engenharia Civil e Diretor Geral do NEDIN - Núcleo de Estudos e Desenvolvimento de Infraestrutura da Universidade Federal Fluminense, e Engenheiro de Portos e Vias Navegáveis