APLOP em foco

MIL NEWSLETTERS DA APLOP

Joćo Pedro Matos Fernandes

A 28 de Abril de 2018, a APLOP difundiu a milésima newsletter electrónica.
Fundada a 13 de Maio de 2011, a Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa apresentaria o seu portal na web cinco meses depois, em cerimónia pública realizada em Lisboa, acto que decorreu a abrir o segundo dia de trabalhos do 14.º Congresso da APLOG.

A primeira newsletter foi emitida a 15 de Outubro de 2011.
Tempo para viajar na história, recordando algumas das newsletters emitidas nos últimos anos, percurso encimado por contributos de personalidades ligadas à APLOP, e que com ela têm colaborado ao longo destes anos.

Reproduzimos hoje a edição 100 da newsletter da APLOP, emitida a 20 de Março de 2012, acompanhada do contributo de João Pedro Matos Fernandes. O actual Ministro do Ambiente do governo português acompanhou a fundação e o período pré-fundacional da APLOP, quando desempenhava as funções de Presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).

DEPOIMENTO DE JOÃO PEDRO MATOS FERNANDES

Digam o que disserem as atas dos encontros, a APLOP nasceu em Leixões, pois o seu centro de formação portuária foi o primeiro grande cimento de uma relação continuada com os nossos colegas, e depois amigos, dos países que em África falam português.

Mais de mil já eram na altura os formandos que frequentaram Leixões e o primeiro encontro de portos destes países, ainda não havia associação, foi uma reunião épica, de trabalho e de abraços, que só o Lima Torres poderia ter organizado.
Foi aí que se tornou claro que tinha que haver APLOP.

O sucesso da APLOP deve muito a todos os seus presidentes, à sua organização pequena mas tenaz e à participação de todos em reuniões que tinham sempre um tema novo, um interesse renovado e uma velha amizade.

Parabéns a APLOP pelo seu sucesso

João Pedro Matos Fernandes
Ministro do Ambiente do Governo Português