Moçambique

Moçambique e Madagáscar vão cooperar no sector de pesca

Moçambique e Madagáscar são países vizinhos e partilham o canal de Moçambique. É nesse contexto que o Ministro das Pescas de Madagáscar visitou pela primeira vez, o país.

Gilbert François reuniu-se com o seu homólogo moçambicano, Agostinho Mondlane e conheceu a administração nacional de pescas, para além de ter visitado o porto de Maputo, onde se inteirou do seu funcionamento.

Depois da reunião de trabalho entre os dois ministros, ficou acordado que Moçambique e Madagáscar podem explorar, em conjunto, os recursos pesqueiros, com destaque para o atum.

O combate à pesca ilegal, também faz parte das preocupações dos dois países, daí que esta também será uma área de cooperação. “Temos de nos dar as mãos para combater, sobretudo, a pesca ilegal porque senão perdemos tudo. Não adianta falarmos do que um país tem, porque se há alguém que rouba os recursos todos os esforços serão em vão”.

A visita do ministro das pescas de Madagáscar teve a duração de um dia e os entendimentos alcançados com a parte moçambicana serão harmonizados e transformados em um memorando de entendimento a ser assinado pelos dois países.

fonte