Moçambique

MOÇAMBIQUE

Requalificação do Porto de Maputo vai aumentar capacidade em 1,5 milhões de toneladas/ano

Nova fase no desenvolvimento do Porto de Maputo: a infra-estrutura moçambicana verá a sua carga manuseada aumentar cerca de 1,5 milhões de toneladas por ano a partir de Dezembro de 2019, data que marcará o fim dos trabalhos de requalificação e modernização de quatro cais que integram o porto.

O porto da capital de Moçambique pode processar actualmente cerca de 25 milhões de toneladas por ano, com os cais 7, 8 e 9 a contribuírem com 1,8 milhão de toneladas por ano, ao passo que o cais 6 se encontra perto da inoperância total, apenas funcionando para acomodar navios com necessidades de assistência técnica.
Trabalhos no Porto de Maputo incluem dragagens e demolição de armazéns

A empreitada de requalificação do porto, já aqui noticiada pela Revista Cargo, foi entregue à construtora Mota-Engil pela concessionária Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC). De acordo com informações prestadas por Paulo Mata, director de projectos, as obras no cais número 9 serão as primeiras a ser finalizadas, logo em Fevereiro de 2019.

Os trabalhos no Porto de Maputo incluirão também dragagens com vista ao aumento da profundidade, dos actuais 12 para os 15 metros, o reforço das estacarias de sustentação do cais e também a demolição de vários armazéns. As obras – ao longo dos 536 metros de extensão dos cais 6, 7 e 8 – prolongar-se-ão até Dezembro com o aumento da profundidade de 12 para 16 metros, a colocação de novas estacarias e melhoraria do pavimento.

FONTE