Moçambique

Navio norueguês de pesquisa pesqueira chega a Moçambique

O navio norueguês Fridtjof Nansen, dedicado à investigação pesqueira, está em a Moçambique para uma missão de apoio ao país no âmbito de um acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), informa a Rádio Moçambique.

O navio, baptizado com o nome do explorador Fridtjof Nansen, tem sete laboratórios de alta tecnologia e à semelhança do que tem feito noutras paragens vai recolher dados sobre a distribuição e abundância de recursos pesqueiros, biodiversidade e condições ambientais.

O objectivo consiste em “permitir que 31 países africanos recebam apoio técnico e científico, com o objectivo de reorientar a gestão das pescas” de forma sustentável.

O programa de Abordagem do Ecossistema das Pescas EAF- Nansen visa abordar “os múltiplos impactos da ação humana no oceano Índico, incluindo a sobre-pesca, as mudanças climáticas e a poluição sobre os recursos pesqueiros no meio ambiente marítimo, com a finalidade de preservar a sua produtividade para o benefício das gerações futuras”.

fonte