Notícias

Rolls-Royce inaugura centro de pesquisa para navegação autónoma na Finlândia

A Rolls-Royce anunciou a abertura de um centro de pesquisa para desenvolver as tecnologias que a empresa e os seus parceiros necessitam para moldar o futuro do shipping a nível global, que segue cada vez mais o caminho da autonomia.

Situado na cidade de Turku, na Finlândia, o novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Navios Autónomos inclui um Espaço de Experiência Remoto e Autónomo destinado a mostrar as tecnologias autónomas para navio que a Rolls-Royce já introduziu, bem como as que estão no estágio de desenvolvimento.

Interesse crescente na navegação autónoma

À margem da inauguração a ministra dos Transportes e Comunicações finlandesa, Anne Berner afirmou que «Existe um grande interesse global em veículos e embarcações autónomas como meio de transporte futuro. A abertura do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Rolls-Royce para Navios Autónomos aqui em Turku, uma cidade marítima com uma história de inovação tecnológica, ajudará a atingir nosso objectivo de digitalizar o sector de transporte do país».

Já o presidente da Rolls-Royce, Marine Mikael Makinen, afirmou sentir-se «muito orgulhoso por poder dizer que o centro de P & D está agora em funcionamento e que todas as partes interessadas, parceiros e clientes poderão ver aqui o que será o futuro da navegação autónoma e trabalhar connosco para o moldar. O espaço de experiência que faz parte do centro aqui em Turku e um similar que temos no nosso Centro de Tecnologia na Noruega, visa demonstrar aos nossos clientes os benefícios muito tangíveis do que é muitas vezes considerado uma tecnologia intangível».

O Experience Space inclui várias tabelas interactivas nas quais a Rolls-Royce pode mostrar as tecnologias existentes e futuras, ao mesmo tempo que ajuda ao desenvolvimento e introdução de novas regras e padrões para o transporte autónomo.

«Este centro permite-nos comunicar com mais precisão as nossas capacidades, o que temos disponível hoje e o que estará disponível amanhã», disse Karno Tenovuo, vice-presidente sénior da Rolls-Royce, Ship Intelligence, «o foco estará completamente no desenvolvimento de soluções capazes de suavizar a transição da indústria marítima para a era digital. Um ecossistema marítimo autónomo abrirá oportunidades sem precedentes».

fonte