Notícias

Automação e «produção inteligente» já impressionam no Porto de Xangai

O porto chinês de águas profundas de Yangshan, parte integrante do Porto de Xangai, encontra-se na quarta fase do seu gradual processo de expansão e o seu maior cais de carga automatizado da China e maior terminal automatizado de contentores do mundo já impressionam pela imponência, eficiência e produtividade.

A infra-estrutura portuária de Yangshan, situada no Sul do Porto de Xangai, será equipada com 130 veículos sem condutores, guiados automaticamente (Automatic Guided Vehicles ou AGV), 26 pontes rolantes e 120 gruas de pórtico montadas sobre carris – tudo em prol da sistematização e automatização de processos.
Automação de ponta e «produção inteligente», explica Luo Xunjie, da SIPG

«Este porto está automatizado no carregamento e processamento de contentores e na produção inteligente», disse Luo Xunjie, gestor na Shanghai International Port Group (SIPG), empresa operadora de terminais. «O sistema colecta e organiza todo o tipo de informações e introduz os respectivos dados no computador. Daí, o sistema transforma esses dados em tarefas e envia-as para o equipamento operacional; depois, o equipamento autónomo realiza as operações com segurança e eficiência», explicou, em declarações à CCTV+.

mais detalhes