Moçambique

MOÇAMBIQUE

Porto da Beira contará com sistema electrónico para a carga contentorizada já em 2018

No Porto da Beira, em Moçambique, o ano de 2018 ficará marcado pelo grande passo que será dado na digitalização dos processos no Terminal de Contentores. Isto porque o mesmo passará a estar dotado, já em 2018, de um sistema electrónico de gestão de carga.

O sistema permitirá que os clientes do terminal registem online as suas entradas com antecedência. Jan de Vries, administrador-delegado da Cornelder de Moçambique (entidade gestora do Porto da Beira) vê esta novidade como um grande potenciador da eficiência portuária, admitindo que se espera um aumento significativo da capacidade de processamento de contentores, dos actuais 200 mil para 700 mil por ano – após um investimento que rondou 6,2 milhões de dólares.

Por outro lado, a Cornelder de Moçambique (que resulta da parceria entre o grupo Cornelder, da Holanda, e a empresa estatal moçambicana Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique), adiantou ainda que pretende introduzir também novos sistemas de identificação e registo automático dos camiões e contentores que entram no terminal.

fonte