Notícias

KOTUG recorre a drones para operações de reboque

A empresa holandesa de reboques marítimos KOTUG candidatou-se a uma patente para uso de veículos aéreos não tripulados, ou autónomos (vulgo, drones), nas operações de reboque de navios. Segundo a empresa, com esta tecnologia, que provavelmente é usada pela primeira vez para esta finalidade, as operações tornam-se mais seguras e eficientes.

Refere a empresa que “esta…invenção – usar um drone para ligar o cabo do reboque ao navio assistido – aumenta drasticamente a margem de segurança nas operações de reboque, na medida em que evita manobras nas chamadas zonas perigosas”.

Na prática, em vez de se lançar um cabo do navio assistido para o reboque, é o veículo autónomo não tripulado que transporta o cabo do reboque para o navio, por via aérea e de forma controlada, sem que o reboque tenha que se posicionar na dianteira do navio, antes navegando a uma distância maior e mais segura.

A KOTUG tem previstos testes para um uso operacional pleno desta tecnologia, durante os quais serão desenvolvidos procedimentos padrão em conjunto com as autoridades e outros agentes interessados nestes serviços.

Mais informação aqui

fonte