Angola

ANGOLA

Porto de Luanda prepara-se para atingir os 8 milhões de toneladas em 2017

Bons prenúncios para o Porto de Luanda: de acordo com palavras de Alberto Bengue, proferidas à agência noticiosa Angop, o porto deverá atingir a fasquia dos oito milhões de toneladas de carga diversa movimentada até ao final deste ano. O presidente do conselho de administração da infra-estrutura portuária angolana aludiu a uma recta final de ano proveitosa para o Porto de Luanda e previu um sólido resultado para 2017.

Caso atinja os oito milhões de toneladas anuais, o Porto de Luanda excede o resultado obtido em 2016 (ano no qual foram processados 5,4 milhões de toneladas de carga contentorizada e 1,7 milhões de carga não contentorizada) e aproxima-se do desempenho efectuado em 2015, ano em que processou 8,9 milhões de toneladas de carga diversa; assim, a ‘performance‘ de 2017 estará perto de anular a quebra de 20% sentida durante o exercício de 2016.

De acordo com o portal ‘Macauhub’, o Porto de Luanda foi, durante 2016, «escalado por 4622 navios, tendo a frequência de chegada para os navios de longo curso sido de aproximadamente dois por dia, ou 732, representando uma quebra relativamente a 2015, ano em que chegaram diariamente a Luanda três navios». Os 3890 navios de cabotagem, na sua maioria ligados à actividade petrolífera, tiveram como média de chegada 12 navios por dia com um decréscimo de 31% de navios face a 2015.
Perda de fulgor da economia levou a estagnações em 2016

Estes desempenhos foram gradualmente sentido a perda de fulgor da economia, abrandando significativamente durante 2016, o que conduziu a um baixo índice de importação, uma vez que a maior parte da carga chega ao país por via marítima. Líder nacional, o Porto de Luanda é responsável por 80% da importação e exportação de mercadorias de Angola.

FONTE