Cabo Verde

CABO VERDE

Porto da Palmeira remodelado abre portas a navios de longo curso

As obras de Expansão e Modernização do Porto da Palmeira foram inauguradas no passado fim-de-semana e dotarão o porto da capacidade para albergar navios de longo curso – a cerimónia de inauguração contou com a presença do primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e a da ministra das Infra-estruturas, Eunice Silva.

E foi o navio Lagoa, da Transinsular, o primeiro a atracar no “novo” porto, simbolizando a inauguração das obras da segunda fase de expansão e modernização do Porto da Palmeira.


Modernização do Porto de Palmeira permitirá escala de navios de grande porte

O projecto, desenvolvido ao longo de 30 meses, consistiu na concepção de um novo cais de 150 metros de comprimento, 35 de largura e 12 metros de profundidade, cuja infra-estrutura permitirá ao Porto da Palmeira capacidade para a atracagem de navios de longo curso. A obra, cifrada em 32 milhões de euros, foi financiadas através do Banco Europeu de Investimento e terá o potencial de dinamizar a economia nacional, fomentando a ligação da ilha do Sal com o mundo.

«O investimento público é uma porta para a entrada do investimento privado que é aquele que melhor cria condições de crescimento e rendimento», afirmou Ulisses Correia e Silva, para quem a modernização do Porto da Palmeira será importante para a abertura de perspectivas na captação de investimentos privados. Para o primeiro-ministro de Cabo Verde, a modernização do porto terá impacto global, em termos de escala, redução de custos, tempo, com implicações directas nas operações portuárias.
«Estamos a investir forte na ilha do Sal», reforçou primeiro-ministro

«Nós estamos a investir forte na ilha do Sal, nesta perspectiva de um compromisso do investimento público para criação de melhores condições à economia e melhoria de qualidade de vida das pessoas que residem no Sal. Mais do que obras são os resultados que essas obras produzem. Esperamos que com este passo importante possamos estar a dar um impulso muito forte à economia na ilha do Sal e à melhoria da qualidade de vida das suas populações», reforçou Ulisses Correia e Silva, citado pela Inforpress‘.
«Afirmação de Cabo Verde como país atractivo», realçou a ministra Eunice Silva

«As infra-estruturas e os meios de transporte merecem, pois, uma atenção especial, de modo a garantir a segurança, eficiência e qualidade na circulação de pessoas e bens. O investimento externo e a afirmação de Cabo Verde como país atractivo requerem o cumprimento destes objectivos, e nesta base estimular e motivar o sector privado para que possamos dar o salto qualitativo necessário à prosperidade das nossas ilhas», afirmou Eunice Silva, para quem o novo cais da Palmeira é estruturante para a ilha e para o país, no quadro da visão estratégica do Governo.
«Estamos a reforçar a ligação de Cabo Verde com o mundo»

«Estamos a reforçar a ligação de Cabo Verde com o mundo. Penso que a melhoria da ligação marítima vai ser importante para todos os pontos de Cabo Verde. É só pensando grande que podemos perspectivar o desenvolvimento do nosso país», comentou o edil, Júlio Lopes, que, na sua intervenção, sublinhou a importância da intensificação das conexões comerciais estabelecidas entre Cabo Verde os seus potenciais novos parceiros.

fonte