Angola

ANGOLA

Embarcações naufragam por violar limites da zona de pesca

A maioria das embarcações que naufragam com pescadores a bordo em Angola se deve a violação aos limites da sua zona de pesca e o ministério vai tornar a fiscalização mais rigorosa em 2018, denuncia a ministra das Pescas, Victória de Barros.

As embarcações, segundo a titular da pasta das Pescas, têm um limite costeiro para exercer a actividade, por exemplo, se for uma de pesca artesanal tem uma faixa até às quatro milhas onde pode operar e constitui um problema de segurança ultrapassar tal limite.

Em relação à pesca semi-industrial, a sua faixa de actividade vai de quatro até a oito milhas da costa, ao passo que a industrial deve ser feita para lá das 15 a 20 milhas.

Victória de Barros defende a organização no sector das pescas, para que se consiga preservar o recurso, porque se se fizer uma pesca anárquica sem regras não se preservarão os mesmos.

Deu a conhecer que têm recebido muitas solicitações de embarcações que querem pescar em Angola, mas não podem atender a todas.

Explicou que anualmente o sector estipula uma biomassa (quantidade de recursos pesqueiros disponíveis para pesca) e a partir desta identificam os Totais Admissíveis para a Captura (TAC). Com base nisso fixa-se quantas embarcações podem pescar, as quantidade e as zonas onde realizar a actividade pesqueira.

fonte