Notícias

Rota marítima substitui rota terrestre entre a Índia e o Bangladesh

Concretizando um acordo entre a Índia e o Bangladesh para o transporte costeiro de mercadoria, um navio com carga ro-ro partiu de Chennai, na Índia, para Mongla, no Bangladesh, com 185 veículos a bordo, poupando tempo e combustível.

O Ministro dos Transportes Terrestres e Marítimos da Índia, Nitin Gadkari, sugeriu aos transportadores de carga terrestre que passassem a transportar os produtos por mar, anunciou o Green4Sea. A sugestão foi feita no dia 28 de Outubro, quando deu o sinal de partida ao navio de carga M.V. IDM DOODLE, que transportou 185 camiões do porto de Chennai, na Índia, para o porto de Mongla, no Bangladesh.

Desta forma, os transportadores poupam entre 15 a 20 dias de viagem e reduzem o consumo de combustível, contribuindo para diminuir a pegada ecológica, num percurso que, neste caso, tem 1.500 quilómetros. O jornal recorda que o consumo de combustível por tonelada de carga, que é um indicador usado entre os transportadores, é muito menor via marítima do que por via terrestre. Paralelamente, esta transferência modal para o transporte costeiro minimiza o desgaste dos veículos e reduz o tráfego em estradas congestionadas.

O acordo entre a Índia e o Bangladesh para fazer o transporte costeiro de mercadoria foi assinado em 2015, na sequência de uma visita do Primeiro-ministro indiano, Shri Narendra Modi, ao Bangladesh. De forma a incentivar este tipo de transporte, os navios poderão beneficiar de descontos nas tarifas aplicadas, por exemplo, aos navios RoRo, que terão uma taxa de desconto de 80% nos portos indianos.

fonte