Moçambique

Moçambique capacita fiscais de conservação marinha

O governo moçambicano, através da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), iniciou , em Maputo, capital do país, a formação de 23 fiscais para as áreas de conservação marinha.

Trata-se da primeira formação especializada na história de conservação marinha no país e envolve fiscais provenientes das reservas Marinha Parcial da Ponta do Ouro, e de Pomene, províncias de Maputo e Inhambane; e dos parques nacionais de Bazaruto, e das Quirimbas, nas províncias de Inhambane e Cabo Delegado, no sul e norte de Moçambique.

Com a duração de 21 dias, a formação é coordenada e financiada pelo Governo de Moçambique, através da ANAC, e será ministrada por instrutores nacionais e outros provenientes do Colégio de Fauna Bravia da África do Sul (Southern African Wildlife College), especializado no treinamento de gestores da vida selvagem.

A ANAC pretende, com a formação, fortalecer a conservação dos ecossistemas marinhos e intensificar o combate a delapidação da biodiversidade marinha no território nacional, principalmente a que se encontra em perigo de extinção, como o dugongo e tartarugas marinhas.

fonte