Notícias

Contentores devem lucrar mais de 5 mil milhões de euros em 2017

De acordo com a Drewry, o transporte marítimo de contentores deve acabar o ano com lucro e maior percentagem de carga movimentada face ao ano anterior. Um resultado que surpreende, face às perspectivas pouco optimistas induzidas pelos cenários de política internacional do princípio do ano.

O transporte marítimo contentorizado deve crescer 5,5% e obter um lucro de 5 075 milhões de euros em 2017, com perspectiva de o aumentar em 2018, refere o World Maritime News com base em dados da consultora Drewry. Dados surpreendentes, refere a consultora, sobretudo se considerarmos os cenários políticos globais com que o mundo se deparava no princípio do ano e que não desapareceram por completo.

De facto, já no primeiro semestre o movimento de carga nos portos registava um crescimento de 6% face ao ano anterior, embora essa tendência deva conhecer uma desaceleração no segundo semestre, razão pela qual esse número não deve ultrapassar os 5,5% no final do ano.

Quanto aos cenários, o jornal recorda a perspectiva do Brexit, os efeitos dos movimentos migratórios na Europa, o retrocesso de Donald Trump no acordo sobre a questão nuclear iraniana, entre outros, e que antecipavam dificuldades no comércio internacional. Sem terem desaparecido, contudo, tais cenários não se revelaram suficientemente críticos para provocar uma quebra na economia.

Por outro lado, a Drewry refere que o lucro dos navios estará fortemente associado ao rumo das tarifas dos fretes. Segundo o jornal, a última previsão da consultora para este ano e para 2018 é melhor do que realizada em Junho. Embora a subida do próximo ano não deva ser tão acentuada como a prevista para 2017, até porque em 2018 o sector conhecerá desafios, como o influxo de nova tonelagem no mercado.

fonte