Brasil

BRASIL

Receitas portuárias em crescimento no Porto do Rio Grande

A Superintendência do Porto do Rio Grande realizou análise de sua estrutura financeira nos oito meses do ano já concluídos. Os três principais terminais: Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande tiveram aumento de receita nesse período. O fato é fator de comemoração visto que a situação econômica nacional e internacional é fator preponderante e com reflexo direto na autarquia.

“Em tempos de crise econômica, ver que não estamos apenas nos mantendo, mas evoluindo, crescendo e expandindo nossa receita é motivador e mostra o quanto somos importantes na rota comercial global. O aumento também mostra a nossa importância para a economia do Estado”, aponta o diretor superintendente Janir Branco. O complexo de Rio Grande foi o que mais teve aumento de receita, com 13,14% de aumento. Até o momento, o Porto do Rio Grande arrecadou R$86,6 milhões.

Os portos de Pelotas e Porto Alegre também estão sendo alavancados por importantes projetos como o das toras de madeira, em Pelotas. O terminal pelotense teve aumento de 6% quando comparado ao mesmo período do ano passado, chegando a uma receita superior a meio milhão de reais. Já o porto da capital gaúcha, teve crescimento de 11% ultrapassando em 2017 a receita de R$5,2 milhões.

“O Governo do Estado através da Secretaria de Transportes e do secretário Pedro Westphalen vem buscando projetos que fortaleçam o sistema logístico gaúcho aproveitando os nossos portos e os resultados estão aparecendo tanto nos números de movimentação portuária quanto de receita”, afirma Branco. A Superintendência do Porto do Rio Grande desde abril de 2017 é gestora do sistema hidroportuário gaúcho sendo a responsável pela administração dos três portos mencionados.

fonte