Moçambique

MOÇAMBIQUE

Ferrovia Norte-Sul: identificadas empresas candidatas

Já foram identificadas duas empresas interessadas em construir a Linha Férrea que liga o Norte e o Sul do país, um projecto antigo do Governo. O Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, não avança o nome das empresas, mas assegura que o estudo de viabilidade da linha será apresentado ainda este ano.

Carlos Mesquita falava por ocasião do quinto Congresso de Engenharia de Moçambique, que teve lugar na Cidade de Maputo. Detalhes sobre o início da construção da linha férrea Norte-Sul, dos custos, entre outros aspectos, serão definidos ainda este ano, na altura em que forem divulgados os resultados dos estudos de viabilidade do projecto pelas duas empresas candidatas a executar as obras.

Quanto aos desafios de Moçambique no sector de engenharia, o governante deu a entender que há ainda muito por fazer em todos os domínios dos transportes, desde o ferroviário, marítimo, até à exploração de hidrocarbonetos.

Associados a estas necessidades, existe o desafios da formação. O bastonário da Ordem dos Engenheiros de Moçambique, Ibraimo Remane, considera que o país ainda é incipiente neste aspecto, ou seja, muitos concluem a licenciatura sem que reúnam requisitos mínimos para exercerem a profissão.

O quinto Congresso de Engenharia de Moçambique acontece de 04 a 06 de Setembro e coincide com o Oitavo Congresso Luso-moçambicano de Engenharia.

fonte