Moçambique

PORTO DE MAPUTO | MOÇAMBIQUE

MPDC recebe prémio de Maior Investidor em Infraestrutura

 Na cerimónia de inauguração oficial da FACIM (Feira Internacional de Moçambique), a MPDC recebeu o prémio de Maior Investidor na área de Infraestrutura em Moçambique, durante o período de 2012-2016.

O prémio foi atribuído pelo Ministério do Comércio e Indústria e entregue pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita. A cerimónia contou com a presença de Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique.

O Porto de Maputo passou por uma enorme transformação nos últimos cinco anos, devido aos desenvolvimentos do Plano Director. Os maiores marcos de infraestrutura foram as duas dragagens de aprofundamento do canal (a primeira em 2011 e a última em 2016), a construção de um terminal intermodal e a expansão de quatro terminais (terminal de viaturas, terminal de ferro, terminal de carvão da Matola e terminal de contentores), bem como a construção de novos armazéns e reabilitação de antigos, reabilitação de cais, construção de acessos rodoviários e ferroviários, entre muitos outros.

O investimento total previsto pelo Plano-Director é de 2 biliões de dólares, sendo que já foram investidos mais de 800 milhões até à data. O Porto de Maputo espera manusear 30 milhões de toneladas até 2033, final do período da concessão.