Cabo Verde

Governo de Cabo Verde cancela concurso para subconcessão dos principais portos do país

O Governo cabo-verdiano anunciou o cancelamento do concurso internacional para a subconcessão dos principais portos do país, justificando que o modelo adoptado anteriormente não responde às exigências da nova visão e da estratégia definidas para o sector.

Em nota de imprensa, o atual Governo do Movimento para a Democracia (MpD) recordou que a 15 de julho de 2015, altura em que o país era governado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), foi lançado o concurso internacional para a subconcessão dos principais portos do arquipélago.

O atual executivo lembrou que o concurso dividia-se em dois blocos, sendo o primeiro composto pelos portos da Praia e do Mindelo e o segundo pelos de Palmeira e Sal-Rei, Sal e Boa Vista, respetivamente.

O Grupo Bolloré, recordou o Governo, foi a única a submeter uma proposta técnica e financeira para a subconcessão do primeiro bloco, que inclui os portos da Praia e Mindelo, não tendo sido apresentada nenhuma proposta para o bloco que incluía os portos do Sal e da Boavista.

"Entretanto, após uma aprofundada análise do processo, o atual Governo concluiu que o modelo de subconcessão, anteriormente adotado para a exploração dos principais portos de Cabo Verde, não responde às exigências da nova visão e da estratégia definidas para o sector", justificou

continue a ler aqui