Notícias

Fitch fala em abrandamento no crescimento portuário e vê proteccionismo como ameaça

A agência de notação financeira Fitch antevê um crescimento no tráfego portuário global bem abaixo dos níveis históricos dos últimos anos, sobretudo devido a mudanças estruturais na indústria do transporte marítimo e no comércio global. Por outro lado, mostra-se ‘preocupada’ com um possível reforço de medidas proteccionistas que podem mesmo inverter por completo a tendência de crescimento no sector.

A Fitch recorda que nos últimos anos já tem ocorrido um abrandamento do crescimento global de tráfego portuário, justificando o mesmo com uma conjugação de factores – a maturação no sector do transporte contentorizado, a evolução no mercado interno chinês ou a mudança nas cadeias de abastecimento globais.

Face ao abrandamento que espera na indústria, a Fitch salienta ainda que os principais portos estarão melhor preparados para enfrentar qualquer desaceleração. Já os portos pequenos e médios poderão enfrentar problemas maiores à medida que o sector procure custos cada vez mais baixos. Por outro lado, os mais pequenos estarão mais dependentes das decisões dos grandes armadores, os quais terão grande poder na negociação de preços – e também pelo facto de recorrerem a navios cada vez maiores e muitas vezes sem possibilidade de operar em portos menores.
Em causa as medidas proteccionistas

Um dos grandes alertas da Fitch está relacionado com as possíveis medidas proteccionistas que certos países podem começar a adoptar, nomeadamente os EUA. O impacto de um mercado cada vez mais limitado por proteccionismos também poderá trazer impactos negativos ao tráfego portuário global, salienta a agência.

fonte