Notícias

Armadores não estão a exigir navios autónomos mas sim soluções para os problemas de hoje | ABS

O tema dos navios autónomos e semi-autónomos está cada vez mais na ordem do dia mas a sociedade classificadora de navios ABS esclarece que os armadores ainda não estão a exigir essa solução, mas sim soluções com o foco no desenvolvimento de tecnologias para a frota de navios já existente.

«Ainda não vimos nenhuma companhia que tivesse pedido navios autónomos», admite Jan O De Kat, director técnico da ABS, acrescentando que «os operadores não vão apostar nisto até que vejam vantagens claras, estratégicas ou financeiras».
Corte nos custos da tripulação trará outros custos adicionais

A ABS salienta que os custos relacionados com a tripulação (e eliminados/reduzidos nos navios autónomos e semi-autónomos) nem são os mais elevados no transporte marítimo e acrescenta que as poupanças que a automatização trará neste campo serão ‘abafadas’ por custos adicionais criados.

«Precisamos de ignorar o hype que existe hoje em dia [nos navios autónomos] e focar na realidade», salienta Egil C. Legland, Country Manager da ABS Norway, vincando que levará uma geração de navios (ou mais) até que os mesmos sejam totalmente autónomos.

«Isto significa que temos de lidar com os problemas que os armadores estão a enfrentar agora – os custos de gestão, o aumento da produtividade, criar valor, ao mesmo tempo que pensamos sobre o futuro», acrescentou Lengland.

fonte