Angola

CABINDA, ANGOLA

Mais de dois milhões de metros cúbicos de areia dragado no futuro porto

Mais de dois milhões de metros cúbicos de areias foram já dragados na zona costeira onde está a ser construído o Porto de Cabinda de Águas Profundas, disse à Angop o director de operações do Caio Porto, João Paulo.

 

"Estamos no bom caminho e o ritmo de trabalho tem nos dado indicadores que vamos cumprir com as metas preconizadas até 2018”, disse.

João Paulo indicou agora as atenções estão centradas na dragagem da zona costeira, cuja meta é tirar mais de cinco milhões de metros cúbicos de areia do fundo do mar, que servirão para construção da ilha que vai permitir a edificação do futuro Porto.
Informou também terem já iniciado a fabricação de 20 mil blocos necessários para a protecção e quebra-mar do futuro porto, com peso a variar entre 4 a 5 toneladas cada.
Além dos blocos, os pilares de construção da ponte Cais, do futuro porto porto já estão a ser fabricados e até meados de Junho a obra da ponte-cais arranca.
O porto oferecer facilidades de navegabilidade e segurança dos navios de grande porte que se destinam aos portos de Matadi (RDC) e descongestionar os Portos de Ponta-Negra (Congo Brazaville) e o da capital do país Luanda.

Vai garantir muitos postos de trabalho para juventude. Cerca de 30 mil postos de trabalho, dos quais mais de mil são directos, para os jovens da província.

Contará com um canal de aproximadamente 28 quilómetros desde o On-shore ao Offshore, canal que permitirá a entrada e saída de navios de grande porte bem como uma bacia de manobras.
Contará com um espaço de atracagem de mil e 130 metros e uma atracagem de 4 navios de grande porte em simultâneo, com capacidade cada de transportação entre 5 mil a 8 mil contentores de carga diversa.

Com 4 pórticos (guindastes) o Caio Porto terá uma capacidade de manusear cerca de 60 contentores em hora por cada guindaste o que resulta em mais de 200 contentores hora.

fonte