Ambiente

PORTO DE SANTOS, BRASIL

Codesp iniciou plantação de 851 árvores em Guarujá

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Guarujá, iniciou, em Guarujá, a plantação de 851 árvores nativas da Mata Atlântica. Durante o acto, foi plantada uma pitangueira (Eugenia Uniflora), espécie nativa símbolo da cidade. O plantio ocorreu no bairro do Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.

O diretor-presidente da empresa, José Alex Oliva, afirma que a iniciativa é mais uma ação que visa integrar o Porto e as cidades onde ele desenvolve suas atividades. “O Porto é parte da cidade de Guarujá, então é importante que haja uma interação maior entre ambos em todos os seus aspectos, inclusive o ambiental”, afirma Alex Oliva.

O plantio é pela Codesp através da empresa Brasil Flora Soluções Ambientais e, além de constituir-se como uma ação importante para a qualidade ambiental do município, atende a necessidade de compensação ambiental decorrente das obras de melhoria do sistema viário da margem esquerda do Porto (Avenida Perimetral Portuária em Guarujá).

O diretor de Engenharia da Codesp, Hilário Gurjão, explica que a arborização urbana proporciona benefícios estéticos e “contribui para uma melhor qualidade de vida à população, pois influencia na melhoria na qualidade do ar, na redução da poluição sonora e visual, no conforto térmico e na valorização imobiliária”.

Os serviços de compensação ambiental contemplam atividades de corte do passeio público e demolição do concreto para abertura das covas, plantio das mudas, instalação de gradil e estaca, bem como manutenção das mudas plantadas pelo período de seis meses.