Moçambique

Moçambique testa comboio de transporte de magnetite até ao Porto de Maputo

Um comboio de transporte de magnetite que está a ser testado na linha de caminho-de-ferro de Ressano Garcia desde 1 de Abril permitiu já a redução do número de camiões que diariamente chegam ao porto de Maputo, afirmou o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique.

 

O comboio, composto por 75 vagões de 60 toneladas cada transportando 4500 toneladas de magnetite por viagem, “não só está a contribuir para o descongestionamento da Estrada Nacional Número Quatro (EN4), mas também a melhorar a cadeia logística”, disse ainda o ministro Carlos Mesquita.

 

A introdução deste comboio, que liga a África do Sul ao porto de Maputo, através da linha de Ressano Garcia, permitiu, até ao momento, a redução de pelo menos 140 camiões por dia e 700 por semana que circulavam na EN4 num só sentido, de acordo com o matutino Notícias, de Maputo.

 

Neste momento, circulam naquela linha cinco comboios por semana, estando o aumento da frequência dependente da melhoria das condições operacionais tanto da linha como do próprio porto de Maputo.

 

A reconquista das cargas tradicionalmente ferroviárias, actualmente transportadas com recurso ao sistema rodoviário, permite a melhoria da mobilidade ao longo da EN4, além de contribuir para o aumento da receita cobrada pela empresa estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), através da maior utilização da linha de Ressano Garcia.

 

A previsão é que até ao final do ano o porto da capital moçambicana passe a receber cerca de quatro milhões de toneladas de magnetite através da linha de Ressano Garcia, invertendo a situação actual, em que a maior parte da carga processada é transportada via rodoviária.

 

O porto de Maputo tornou-se ainda mais competitivo nos mercados regionais e internacionais, com a recente conclusão da dragagem do canal de acesso, que passou de 11 para 14 metros de profundidade, permitindo o acesso àquela infra-estrutura de navios de porte até 120 mil toneladas. (Macauhub)