Cabo Verde

EM CABO VERDE

Fragata da Marinha Portuguesa colabora com autoridades em exercício de emergência civil

A Marinha Portuguesa colaborou durante dois dias com as Forças Armadas e Proteção Civil de Cabo Verde em exercício de apoio a catástrofe e ajuda humanitária, conduzido na ilha de Santiago.

O exercício “Salvar Vidas” realizado na localidade de Pedra Badejo, Ilha de Santiago, contou com a colaboração da fragata Álvares Cabral e da sua Força de Fuzileiros embarcada, que se encontra em missão na região no âmbito da iniciativa Mar Aberto.

A fragata portuguesa embarcou no dia 11, na cidade da Praia, uma força cabo-verdiana constituída por 36 Fuzileiros, com a sua respetiva equipa médica, equipamento e material diverso de apoio a sinistros, para criar uma força conjunta com os Fuzileiros que se encontram embarcados na Álvares Cabral. O navio largou nesse mesmo dia para iniciar as operações ao largo de Pedra Badejo.
O cenário criado para o exercício apresentava uma zona de catástrofe após um sismo de elevada magnitude, que provocou ruturas na barragem de Poilão e consequentes inundações e enxurradas ao longo da Ribeira Seca até ao povoado da Achada Igreja, afetando seriamente a população local, algo passível de ocorrer naquele arquipélago com elevada atividade sísmica e vulcânica.

MAIS DETALHES