Pirataria

DFENCE é a mais recente inovação lançada para fazer frente à pirataria marítima

A pirataria marítima continua a ser uma das grandes preocupações no sector do transporte marítimo e várias têm sido as soluções apresentadas para fazer frente a esta problemática. Agora, e cansada de soluções insuficientes, a Gray Page apresentou o seu sistema inovador 'DFENCE'.

Este inovador sistema é constituído por três módulos externos, cada um com um perfil diferente, o que torna especialmente díficil o acesso ao navio, uma vez que as superfícies das juntas entre módulos foram projectadas especificamente para repelir, desviar e desestabilizar escadas, postes ou outros meios de escalada.

O CEO da Gray Page, James Wilkes afirma: «Temos vindo a tornar os navios mais resistentes contra as ameaças à segurança como a pirataria, durante anos. Nesse tempo, estudámos inúmeras formas de defender o seu perímetro, usando arame farpado e outras medidas improvisadas. Recentemente, temos vindo a utilizar 'barreiras de segurança' experimentais produzidas por outras empresas. O problema é que, embora cada solução tivesse algumas ou todas as propriedades de segurança que estávamos à procura, nenhuma era tão prática como seria desejável que fosse. Assim, como o mercado não nos oferecia algo que fizesse tudo o que nós queríamos, nós decidimos desenvolver o nosso próprio produto».

Para além das dificuldades práticas que os piratas podem encontrar ao tentar invadir um navio equipado com este sistema, o DFENCE também se torna um elemento bastante visual quer pelas suas cores como pelo seu perfil em 'espinhos' e que chama à atenção para o facto da segurança naquele navio ter sido reforçada.

fonte