Angola

CABINDA, ANGOLA

Obras do porto de įguas profundas do Caio terminam em 2018

O início das operações de atracagem de navios de grande porte e do manuseamento de carga contentorizada no porto de águas profundas do Caio têm o início previsto para 2018, informou o accionista do projecto, Jean Claude.

 

Jean Claude fez esta declaração durante uma conferência de imprensa, tendo afirmado que estão em curso trabalhos finais da primeira fase, que comportam as infra-estruturas essenciais, entre os quais edifícios e serviços técnicos de perfuração dos solos.

“Vamos entregar esse trabalho já em Setembro próximo", afirmou, referindo-se a obra em curso na zona do Caio Litoral, cerca de 20 quilómetros a norte da cidade de Cabinda.

Segundo Jean Claude, a componente financeira foi ultrapassada. Quanto à primeira fase foram gastos mais de um bilhão de dólares norte-americanos.

Entre as infra-estruturas da primeira fase estão as barreiras de quebra mar e o trabalho de dragagem da zona marítima.

O director técnico do Porto do Caio, João Paulo, disse que está mais confiante na conclusão da empreitada em 2018.

Quando estiver construída, a infra-estrutura vai ter dois quilómetros de cumprimento e mil e 200 de largura, dos quais mil 130 para atracagem de três a quatro navios com capacidades de transportar mais de 5 mil contentores.

O futuro Porto de Águas profundas do Caio é uma parceria entre o Estado angolano e accionistas do Porto do Caio.

fonte