Angola

ZAIRE, ANGOLA

Captura do pescado atinge mais de 60 toneladas no Soyo

Os dados foram revelados pelo responsável provincial do Instituto de Pesca artesanal e Aquicultura, Álvaro Jorge, em declarações à Angop.

Álvaro Jorge atribuiu o aumento dos níveis de captura do pescado às acções de formação dirigidas a técnicos, armadores e pescadores locais, neste período.

“A atribuição de novas embarcações e outros meios de pesca aos armadores locais, em 2016, incentivou e permitiu a classe alcançar esses resultados”, disse.

Reconheceu, igualmente, o reforço das acções de fiscalização ao longo da costa marítima e fluvial do município do Soyo, que permitiram no combate às embarcações piratas que efectuam a pesca ilegal, facto que contribuiu, de igual modo, para o aumento da produção.

Prevê maiores níveis de captura neste ano, caso haja uma maior fiscalização e controlo do rendimento diário dos pescadores.

Álvaro Jorge apelou aos empresários a investirem no sector das pescas, construindo lojas, fábricas e outros serviços de poio à actividade, visando contribuir na diversificação da economia nacional.


Referiu que a nível da província do Zaire, o Instituto de Pesca Artesanal (IPA) controla 45 cooperativas e associações, número que poderá aumentar nos próximos tempos com a legalização de mais membros.

A costa marítima e fluvial(rio Zaire) do município do Soyo é rica em espécies como a Corvina, o Caxuxu, carapau, o Pungo, a Garoupa, Bagres, Cacusso, entre outras.

fonte