Notícias

Portugal pode ajudar a China a conhecer países africanos lusófonos

O antigo governador de Macau Garcia Leandro considerou à Lusa que Portugal pode ter um papel importante na ajuda que os chineses ainda precisam para conhecer melhor o mundo, principalmente os países africanos.

"A China não conhece bem o mundo e portanto tem de descobrir cada zona para onde vai, e sobre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) há uma relação trilateral que é vantajosa para todos, porque há a possibilidade de haver uma intermediação e ajuda dos portugueses para colmatar essa dificuldade de conhecimento que a China tem sobre África", disse o general e presidente da Fundação Jorge Álvares.

Em declarações à Lusa no lançamento da conferência sobre as relações económicas entre os países de língua portuguesa e a China 'Uma Ponte na Relação Económica entre a China e os Países de Língua Portuguesa', Garcia Leandro salientou as boas relações entre o gigante asiático e Portugal.

 

"A China tem uma relação próxima connosco há 400 anos, a transição de Macau correu bem, mantém-se a continuidade, mas no caso dos investimentos chineses em África, eles não os conhecem tão bem", porque "tem muitos quadros novos, mas com falta de conhecimento das regiões do mundo", acrescentou.

 

"Essa ajuda que Portugal pode dar já está a resultar, e o objetivo da conferência é trazer esse processo, que é feito a nível intergovernamental e interempresarial, para o conhecimento público", vincou o general, que foi também governador de Macau.

fonte