Notícias

Navios tanque em recuperação

O mercado dos navios tanque, a par do mercado petrolífero, enfrentam um processo de reequilíbrio, depois de um ano politicamente conturbado, considera a empresa de análise em transporte marítimo Maritime Strategies International (MSI), refere o World Maritime News.

Para a MSI, os últimos 12 meses caracterizaram-se por uma “dinâmica negativa” neste segmento da indústria do transporte marítimo, quer em termos de preços de activos, quer nas tarifas dos fretes. Por outro lado, o mercado excedentário de petróleo reflectiu-se no excesso de tonelagem disponível entre os navios tanque.

Ambos os mercados “estão em reequilíbrio e embora seja expectável que o crescimento da frota permaneça em níveis elevados em 2017, ganhos reduzidos e a ratificação dos regulamentos sobre o tratamento das águas de lastro suportam as expectativas da MSI de que a reciclagem de navios tanque conheça um aumento ligeiro no próximo ano”, refere Tim Smith, analista da MSI.

Para este responsável, este quadro impulsionará uma recuperação do mercado em 2018 e mesmo depois disso, assente em taxas de crescimento menores do que as actuais entre os vários tipos de navios tanque.

Embora a decisão dos países produtores de petróleo de reduzir a produção tenham ramificações negativas para os navios tanque e esteja envolvida em incertezas sobre a forma como será gerida e fiscalizada, a MSI não é catastrofista devido ao reduzido valor do corte na produção, às perspectivas do crude proveniente dos Estados Unidos e ao potencial de melhoramento do refinamento.

Para a MSI, face a esta situação de reequilíbrio dos mercados dos navios tanque e do sector petrolífero, “deverá demorar aproximadamente mais um ano até se regressar a uma situação de ganhos sustentados”, sem prejuízo de uma perspectiva positiva de longo prazo.

fonte