Notícias

Espumante do mar: Miolo é a primeira vinícola brasileira a realizar imersão de garrafas em cave submarina

Espumantes submersos chegam a apresentar 10 vezes mais compostos moleculares do que os envelhecidos pelo método tradicional. Sabor mais rico e floral e notas apuradas de manteiga e castanha também foram observados

Para celebrar o sucesso de vendas do espumante Miolo Cuvée Tradition Brut em terras francesas, o Grupo Miolo aposta em sistema único de envelhecimento e estabilização do produto: a imersão de garrafas em caves submarinas.

Há pouco mais de dois meses, um lote do espumante celebrado no mercado externo foi imerso no mar da província de Bretagne, no Atlântico Norte, na França.

Toda a operação foi realizada em caves submarinas, criando condições ideais, não apenas para envelhecer, mas também para conferir características singulares aos vinhos submetidos a este processo.

Estrategicamente mergulhadas na ilha de Ouessant, na região conhecida como Baie du Stiff, as garrafas do Miolo Cuvée Tradition Brut estão em contato com as temperaturas do mar (entre 11 e 13 °C) e do ar (de 8 a 10 °C), além de receberem as influências benéficas da constante e suave agitação marítima.

Segundo Adriano Miolo os surpreendentes efeitos resultantes das condições de conservação das garrafas são observados em testes laboratoriais e degustações realizados com frequência para acompanhar o amadurecimento da bebida submetida ao processo de imersão. “Em uma análise de espectometria de massa, por exemplo, um espumante submerso apresentou 10 vezes mais compostos moleculares do que os envelhecidos pelo método tradicional. Esses compostos são responsáveis pela formação dos aromas e da complexidade do vinho.”

Ainda de acordo com Adriano Miolo, em degustações às cegas conduzidas por especialistas da área, os resultados trouxeram alguns destaques relevantes para afirmar a qualidade do processo: os espumantes apresentam sabor mais rico e floral, adquirem complexidade sem perder o frescor percebendo-se, também, apuradas notas de manteiga e castanha.

As garrafas do Miolo Cuvée Tradition Brut estão dispostas horizontalmente em container especial e repousarão durante um ano na cave submersa. Os espumantes serão retirados do mar em novembro deste ano e comercializados no Brasil e na França em uma edição especial.

O Miolo Cuvée Tradition Brut é elaborado no Vale dos Vinhedos (RS) com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo Método Tradicional (com fermentação na própria garrafa).

fonte