Moçambique

Primeiro-Ministro moçambicano quer modernizar e expandir os caminhos-de-ferro

O Primeiro-Ministro moçambicano desafiou o novo presidente do Conselho de Administração dos Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM), José Matabel, a apostar na modernização de infraestruturas.

O Primeiro-Ministro moçambicano desafiou o novo presidente do Conselho de Administração dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), José Matabel, a apostar na modernização e expansão de infraestruturas, considerando que empresa pública deve pautar-se pela austeridade. “Esperamos que, na sua liderança, continue a modernizar e expandir as infraestruturas ferro-portuárias em Moçambique”, disse Carlos Agostinho do Rosário, durante a cerimónia de tomada de posse do novo presidente dos CFM, em Maputo.

A boa gestão da empresa, prosseguiu Carlos Agostinho do Rosário (na foto), passa pela adoção de um modelo de administração transparente e que valorize investimentos em áreas de relevância económica, como os corredores de investimento. “Nada de despesismos”, afirmou o primeiro-ministro moçambicano, que espera uma liderança cuidadosa do novo presidente dos CFM.

Por sua vez, José Matabel disse que o seu principal desafio será procurar rentabilizar a empresa, respeitando padrões de qualidade e segurança. “Tudo isto será na ambição da melhoria contínua para atingirmos resultados melhores”, afirmou, que avança que a preocupação ambiental também estará no centro do seu mandado.

José Matabel ocupava o cargo de presidente do conselho executivo da Emose – Empresa Moçambicana de Seguros desde março de 2016 e substitui Victor Gomes, indicado, no ano passado, para o posto de vice-governador do Banco de Moçambique.

fonte