Cabo Verde

CABO VERDE

Direcção de Pescas em São Vicente responde a reivindicação dos armadores

O Presidente da Associação dos Armadores de Cabo Verde considera que a instalação da Direcção Nacional das Pescas em São Vicente é a concretização de uma reivindicação antiga dos armadores de Cabo verde.

 

Em declarações à Rádio Morabeza, numa reacção ao anúncio do ministro da Economia, João de Deus Júnior afirma que a medida, pela importância que tem, está a ser aguardada com expectativa.

“Sempre exigimos que devíamos ter a base logística do sector das pescas em São Vicente e automaticamente a direcção geral devia estar nesta região, porque 60 por cento da actividade pesqueira em Cabo Verde está em São Vicente e no norte do país. Esta medida vem num momento em que quase todas as bases da economia marítima, que os sucessivos governos tentaram implementar, estão a concretizar-se”, sublinha.

Questionado sobre se a ilha está preparada para receber os projectos anunciados para o sector, o representante dos armadores de pesca afirma que apenas metade do caminho está percorrido.

“A ilha está mais ou menos preparada, podemos dizer 50 por cento, porque nós temos neste momento uma plataforma de frio, que tem uma boa capacidade de congelação e temos a maior empresa do sector de Cabo Verde [Frescomar], independentemente dos problemas que estão a acontecer”, aponta.

De acordo com João de Deus Júnior, o Governo tem que investir também nos armadores de Cabo Verde para que a classe possa acompanhar a dinâmica do sector.

“Por exemplo, na remodelação da frota que é velha", observa.

Segundo o presidente da Associação dos Armadores, sem investimento e apoios do governo “os armadores não terão capacidade para concorrer com os armadores estrangeiros”.

fonte