EDUCARE

PORTUGAL

Porto de Lisboa recebe comitiva de Timor-Leste

Um grupo de 17 alunos de um curso destinado a Oficiais Superiores das Forças Armadas e da Polícia Nacional, além de funcionários superiores de Ministérios de Timor-Leste, numa cooperação com o ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (Instituto Politécnico em Aveiro) e com o IDN - Instituto de Defesa Nacional, foi recebido pela Administração do Porto de Lisboa (APL).

A visita começou com uma deslocação ao Terminal de Contentores de Alcântara, para terem conhecimento de toda a logística integrada do terminal, seguindo-se uma visita à Torre VTS, em Algés, onde foi efetuada uma apresentação geral do Porto de Lisboa, pela Direção de Terminais Portuários e Logística.

Foi destacada a importância da atividade desenvolvida em toda a área de jurisdição portuária, designadamente nos terminais portuários, e os resultados da mesma com efeitos diretos na economia da região e do país.
Seguiu-se uma apresentação pela Direção de Segurança e Pilotagem que permitiu tomarem conhecimento dos diversos suportes tecnológicos de segurança, comunicação e apoio aos navios ali instalados, fundamentais para uma navegação segura e não poluente, tais como o DS-PLAN e a JUPII.

A visita prosseguiu na sala de controlo do VTS, onde puderam visualizar em tempo real as movimentações dos navios na barra, canal e em alguns terminais, tendo a comitiva, já no final, subido ao piso panorâmico da Torre, para a fotografia da praxe.