Cabo Verde

Noruega interessada na instalação em Cabo Verde de um centro de formação marítima para países africanos

A Noruega estuda instalar em Cabo Verde um Centro de Formação Marítima para a região africana, anunciou o presidente do conselho de administração da Agência Marítima e Portuária, António Cruz Lopes (na foto).

De acordo com António Cruz Lopes, o projecto, se se concretizar, será desenvolvido na ilha de São Vicente, informa o jornal Expresso das Ilhas.

Segundo o responsável da autoridade marítima, as negociações estão a decorrer a bom ritmo, sendo o financiamento assegurado pelo Noruega.

"Será um centro auto-sustentável, como que uma pequena cidade dentro da cidade do Mindelo", disse António Cruz, em conferência de imprensa.

A unidade incluirá, entre outras valências, espaço para o alojamento dos estudantes, um pequeno porto, além de todas os equipamentos necessários para a formação, como simuladores.

O presidente da AMP falava à imprensa numa conferencia de imprensa conjunta com a chefe de projetos de segurança, proteção e cooperação técnica internacional da Organização Marítima Internacional, Gisela Vieira, que efetuou visita de cinco dias à ilha do arquipélago de Cabo Verde.

fonte