Cabo Verde

Portugal vai apoiar Cabo Verde na montagem de centro de coordenação marítima no Golfo da Guiné

Portugal vai apoiar Cabo Verde na montagem do centro de coordenação e vigilância marítima para a zona norte do Golfo da Guiné que o país assumiu o compromisso de acolher.

Cabo Verde manifestou durante uma reunião do grupo G7++ Amigos do Golfo da Guiné, disponibilidade para acolher um centro multinacional de coordenação e vigilância marítima na denominada zona G (Cabo Verde, Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau) do Golfo da Guiné.

"Tomámos a decisão de termos um centro de proteção e segurança marítima e Portugal está disponível para ajudar Cabo Verde na montagem deste centro, que terá também o apoio da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) e de outros países membros do G7", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa cabo-verdiano.

Luís Filipe Tavares (na foto) falava aos jornalistas na cidade da Praia no final de uma reunião conjunta com o homólogo português, Azeredo Lopes, que fez uma visita de dois dias a Cabo Verde.

Azeredo Lopes sublinhou a "circunstância muito feliz" de Cabo Verde ter assumido o compromisso de acolher o centro, considerando que se trata de uma decisão de "enorme visão e sentido estratégico".

"Envolve muitos meios materiais, recursos humanos, meios navais e Portugal mostrou a disponibilidade plena para, à luz das suas possibilidades, contribuir para que Cabo Verde possa desempenhar um trabalho importantíssimo nesta área, que envolve uma questão de segurança e defesa ao nível global", disse o ministro da Defesa português.

No encontro, os dois ministros passaram também em revista a cooperação técnico-militar entre os dois países, apontando prioridades para o próximo quadro de cooperação, que deverá vigorar até 2020.

"Discutimos muito a reforma das Forças Armadas, da Guarda Costeira, da Autoridade Marítima Portuária e tudo o que tem a ver com a segurança marítima de Cabo Verde e da nossa sub-região", disse Luís Filipe Tavares.

O ministro assinalou ainda a disponibilidade de Portugal para cooperar com Cabo Verde nas áreas da informação militar e formação e treino das Forças Armadas, além da participação em exercícios conjuntos.

Azeredo Lopes destacou, por seu lado, a aposta de Portugal na área da engenharia militar, através da elaboração de planos de risco, e na componente da segurança marítima, designadamente através da formação e da cooperação de Cabo Verde em projetos ou missões em que Portugal esteja envolvido.

Durante a sua visita a Cabo Verde, Azeredo Lopes participou na sessão de encerramento da reunião do G7++ Amigos do Golfo da Guiné, que marcou o fim da presidência portuguesa do grupo.

fonte