Cabo Verde

CABO VERDE

Governo quer eliminar barreiras que travam competitividade do sector das pescas

O Governo quer eliminar os constrangimentos que impedem a competitividade logística do sector das pescas e que tornam o país menos competitivo quando comparado com outros mercados. A intenção foi revelada no Parlamento pelo ministro da Economia e Emprego.

De acordo com José da Silva Gonçalves (na foto), é preciso transformar as pescas num sector competitivo para que possa aproveitar as potencialidades naturais.

“Estamos, de certa forma, a responder à procura dos investidores. É um sector que se tem mostrado com rápido crescimento e temos tido casos, por exemplo, de embarcações que querem ter bandeira de Cabo Verde mas encontram constrangimentos porque a nossa sanção é extremamente elevada, vai até 400 mil contos, é proibitiva”, disse.

O custo das inspecções e certificação dos produtos é outro constrangimento apontado pelo responsável da pasta da Economia.

“Temos casos em que alguns barcos com bandeira de Cabo Verde não descarregam os seus produtos em Cabo Verde porque os custos são até 30 vezes mais do que nos destinos concorrentes”, observou.

José da Silva Gonçalves anunciou que já está uma equipa em São Vicente a trabalhar na preparação de um conjunto de medidas para melhoria da competitividade do quadro logístico do sector.

“Temos uma equipa, neste momento, em São Vicente a trabalhar para preparar um quadro de medidas concretas de competitividade no sector da logística das pescas que inclui as próprias taxas da Enapor. Como sabemos, um contentor, para vir de São Vicente para a Praia, custa mais do que um contentor quem vem de Leixões, Portugal, para a Praia”, afirmou.

fonte