Moçambique

MOÇAMBIQUE

Porto de Maputo já abastece navios em combustíveis e lubrificantes

O porto de Maputo dispõe, desde 1 de novembro, de serviços de abastecimento de combustíveis e lubrificantes a navios ‘bunkering’.

Com base nestes serviços, o porto pode agora disponibilizar combustíveis e lubrificantes, não só a navios que atracam no porto mas também na zona de ancoradouro.

Um comunicado de imprensa do porto de Maputo explica que o contrato para o efeito foi assinado no dia 28 de outubro, entre a Sociedade de Desenvolvimento do porto de Maputo (MPDC) e uma parceria liderada pela Petromoc Bunkering.

«Trata-se de um valor acrescentado para o porto de Maputo e dá mais uma razão aos navios para fazerem uma escala única e embarcarem carga e abastecer-se ao mesmo tempo», disse Osório Lucas, diretor-executivo da MPDC.

«A operação de dragagem que está a decorrer atualmente já fez uso deste novo serviço de ‘bunkering’, por isso podemos afirmar que esta é já uma iniciativa bem-sucedida que irá permitir uma redução de custos para as linhas de navegação», acrescentou.

A operação de dragagem, em progresso, para aprofundar o canal de acesso ao porto dos atuais 11 metros para 14.2 metros, irá permitir que navios com um DWT (tonelagem de arqueação bruta) de até 120 mil toneladas façam escala em Maputo.

A dragagem, a par de outras iniciativas de melhoria de infraestruturas e serviços, irão tornar o porto de Maputo mais competitivo nos mercados da navegação nacional e regional.

«A Petromoc (Petróleos de Moçambique) orgulha-se em participar no desenvolvimento do porto de Maputo e oferecer aos seus clientes um serviço de ‘bunkering’ de primeira classe, que irá aumentar o número de navios que fazem escala em portos moçambicanos e potencializar as receitas tributárias», afirmou Fernando Obed Uache, presidente do Conselho de Administração da Petromoc Bunkering Limitada.

fonte