Pescas

CABO VERDE

Governo baixa taxas de importação dos produtos de pesca

O Governo, através do Conselho de Ministros, decidiu baixar as taxas de inspecção dos produtos de pesca. O Executivo diz que a medida visa melhorar a competitividade do sector das pescas no país, tendo em conta o peso que este tem nas exportações.

“Após uma análise da situação interna e externa do sector, e tendo em conta a importância da pesca, a nível do emprego e da exportação, o Governo resolveu alterar as taxas para a exportação e para a importação, principalmente do peixe”, explicou Fernando Elísio Freire (na foto), porta-voz do Conselho de Ministros.

Conforme Elísio Freire esta decisão faz parte de um leque de medidas que o Governo vai adoptar para tornar a nossa economia mais competitiva disputando com os países concorrentes. “Só para dar um exemplo Cabo Verde tem neste momento uma taxa 30 vezes superior às dos países concorrentes como é o caso do Senegal ou da Costa do Marfim.”

Trata-se de uma decisão que faz parte de um pacote de medidas que Governo pretende adoptar para melhorar o ambiente de negócios, entre as quais alterações das taxas da Enapor e criação de uma nova lei de exportações. Tudo segundo, Elísio Freire, com o fito de “criar um ambiente de negócios mais favorável com mais incentivos, mais economia e mais emprego.”

fonte