Timor Leste

Empresa da China comeÁa a pescar em Timor-Leste

Timor-Leste deverá vir a conceder uma licença de pesca nas suas águas territoriais à empresa de Zhoushan Ningtai Ocean Fisheries Co., na sequência do apoio prestado pelos quadros e serviços profissionais bilingues da Plataforma de Macau, informou o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM).

O IPIM informou ainda que a Zhoushan Ningtai pretende iniciar este projecto que funcionará como um “trampolim”, para mais tarde alargar a cooperação com as entidades de Timor-Leste ligadas à aquacultura, logística de armazenamento a frio e outras indústrias.

A empresa chinesa tem sede no município de Zhoushan, que se orgulha de ter maior base de cultura, processamento e comercialização de produtos piscícolas na China, sendo actualmente conhecido como a “Capital da indústria pesqueira da China”.

O IPIM adiantou ter aquele município iniciado em 2015 os contactos com Timor-Leste através dos serviços de tradução e de apoio a bolsas de contacto da empresa Perfeição, que é um dos fornecedores de serviços profissionais inscritos no “Portal para a Cooperação na Área Económica, Comercial e de Recursos Humanos entre a China e os Países de Língua Portuguesa” (ou “Portal de Informação”).

Representantes do município de Zhoushan, província de Zhejiang e de Timor-Leste participaram quarta-feira em Macau num seminário de cooperação pesqueira Zhoushan-Macau-Timor-Leste, que visou avançar com os projectos de cooperação marítima, nomeadamente a expansão de negócios das empresas de Zhoushan em Timor-Leste, nos projectos de pesca e de processamento de produtos aquáticos. (Macauhub)