Moçambique

Ligação Moçambique/Suazilândia com nova ponte ferroviária

Uma nova ponte ferroviária sobre o rio Umbelúzi foi inaugurada pelo Presidente de Moçambique, permitindo a substituição da antiga ponte, construída na década de 30 do século passado, noticia a imprensa moçambicana.

A nova ponte, à semelhança da anterior, situa-se na linha de caminho-de-ferro de Goba que, com uma extensão de 74 quilómetros, faz a ligação ferroviária entre o porto de Maputo e a vizinha Suazilândia.

O presidente da estatal Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique, Vítor Gomes, disse ter a administração da empresa optado por encomendar a construção de uma nova ponte ao invés de proceder à recuperação da antiga.

Vítor Gomes acrescentou que enquanto a reparação da ponte Dona Ana tinha um custo de 520 milhões de meticais (cerca de 6,7 milhões de dólares), a nova custou apenas 588 milhões de meticais.

A construção de uma nova ponte permitiu igualmente aumentar a capacidade por eixo das composições de 20 toneladas para 27 toneladas, bem como duplicar de 50 para 100 o número de vagões em cada composição.

Além do serviço de transporte de passageiros, a Suazilândia exporta através desta linha de caminho-de-ferro cargas como o calcário da zona de Salamanga, estimado em cerca de 600 mil toneladas/ano e o açúcar, estimado em 300 mil toneladas/ano. (Macauhub)