Pescas

Situação da pesca três vezes mais grave do que em 1974

O relatório da FAO de 2016 sobre a pesca alerta para o agravamento da situação das reservas de pesca, apelando a um esforço de todos para ser terminar com a sobrepesca.

Com um consumo mundial per capita médio de peixe a ultrapassar, pela primeira vez, casa dos 20 kg por ano, o mais recente Relatório da FAO apela a todos os esforços para terminar com a sobrepesca sob pena de haver espécies em rápido desaparecimento.

Segundo o Relatório, em 2014, o volume mundial da pesca atingiu os 93,4 milhões de toneladas, incluindo a captura record de quatro grupos de espécies de grande valor comercial como o atum, lavagante, camarão e cefalópodes, triplicando o número dos stocks de peixe capturados a níveis para além do biologicamente aceitável.

Ainda segundo o Relatório, em 2014 existiam cerca de 4,6 milhões de barcos de pesca, 90% quais na Ásia e África, 64 000 dos quais acima ou de 24 metros.

Entre as medidas preconizadas para mitigar a actual situação, a FAO refere o aumento da produção em aquacultura, tanto por questões de segurança alimentar quanto de preservação de stocks.

O Relatório completo pode ser lido aqui

fonte