Opinião

OPINIÃO

Smart Ports | O papel das tecnologias de informação na Era dos Portos de Baixo Carbono

«Ao longo das últimas décadas, os principais portos do mundo passaram por diversos estágios de evolução que tiveram o seu início com o processo de informatização até ao conceito de “Porto Digital”.

A proximidade dos atores da cadeia de valor da logística com o fenómeno da Internet das Coisas (IoT) está a levar para o seio dos portos novas formas de recolher, partilhar e gerar valor a partir da informação. Estamos a assistir ao nascer de uma nova geração de portos apoiados por infraestruturas inteligentes, pela interconectividade das coisas e por processos de gestão otimizados pela geração de conhecimento fruto do processamento eletrónico de largos volumes de dados: - Os “Smart Ports”.

A tecnologia IoT e o Big Data tomam o seu lugar na dianteira das tendências tecnológicas que irão fazer nascer uma nova geração de ecossistemas portuários.

A interconectividade entre sensores permite que os diferentes objetos e atores ganhem perceção sobre o que está a acontecer. Tecnologias como a RFID permitem que os objetos possam “falar”, o Machine-to-Machine (M2M) permite que troquem informação entre si e o IoT permite que todos estejam ligados à internet, para que sobre os seus dados sejam desenvolvidos serviços inovadores que contribuam para a eficiente articulação de carga, equipamentos, navios e pessoas.

continue a ler aqui